21 ANOS DEPOIS DA GRANDE CONQUISTA QUE NOS LIVROU DO JEJUM DE 21 ANOS, FOMOS NOVAMENTE CAMPEÕES DERROTANDO O FLAMENGO. AS COINCIDÊNCIAS COM O TÍTULO DE 89 NÃO PARAM POR AÍ, TANTO QUE, NA ÚLTIMA HORA NOSSO LIVRO GANHOU UM CAPÍTULO EXTRA QUE TRAÇA UM PARALELO ENTRE 1989 E 2010. TÁ "LOCO PRA LER"? FALTA POUCO...

domingo, 20 de setembro de 2009

Emil: de bobo ele não tinha nada

A figura de Emil Pinheiro muitas vezes é associada a de uma pessoa ingênua, que se envolveu no futebol sem saber onde estava se metendo. Pois, de bobo, Emil não tinha nada. Aliás, alguém, em sã consciência, acredita que um banqueiro do jogo do bicho possa ser uma pessoa ingênua?

Emil foi para o Botafogo para cumprir uma promessa que tinha feito ao filho, pouco antes deste morrer, vítima de um acidente. Ele jurou não deixar o Botafogo acabar. Nessa ânsia, como lembra Valdir Espinosa, negociou jogadores que eram prometidos como grandes talentos, mas que pouco ou nada fizeram pelo clube.

De acordo com todos os que ouvimos até agora, Emil entendia de futebol, mas não foi seu conhecimento do esporte que o levou a tirar o Botafogo do ostracismo de 21 anos sem título, e sim seu jeito de lidar com os jogadores e com a comissão técnica, como mostra o depoimento de Carlos Alberto Santos:
- A figura central que uniu aquele grupo foi Emil Pinheiro. Ele era dócil com o grupo, uma figura paternalista e muito boa com a gente. Ele disse que tínhamos de conquistar o título. Ele é uma figura inesquecível.
Emil não era santo. Longe disso. Ser um dos "Capos" do jogo do bicho prova isso. Mas o bem que ele fez ao Botafogo não pode ser minimizado nem esquecido. Durante um bom tempo, a foto de "seu" Emil esteve fora da galeria de presidentes de General Severiano. Felizmente voltaram atrás e o incluíram. Renegar o passado é uma estupidez tão grande como não sonhar com um futuro melhor.



3 comentários:

  1. Nobre, como sou torcedor, de Alma coração e pulmão,tenho triste..as, com relação a varios Blogs, que não conta na deste que tem a estrela maior, e muitos que na quela epoca colocaram dinheiro do bolso em nosso time, Luizinho,o Falicido dono Rei das Tintas, e muitos outros que sem, sede jogado a marechal até o Falecido Carlos Iperial que deu um linha telefonica, e só tínhamos um uniforme, para mim deveriamos sim fazer uma homenagem para estes que na quela Epoca, foram herois, não me importa da onde veio este nobre Sr,ou se Capo, acredito que muitos botafoguenses, só sabe que ficamos 21 anos, mais averdadeira historia do Calvario, não são contada até na quela epoca o estadio tinha bom publico, e hoje somos levado a acreditar que somos pequenos, isso por ca..a de torcedores, que vive em blogs,e com controle na mão em sua casa e temos a mais baixa media de publicos,e por isso e não mais somos tratados como time de medio para pequeno ha culpa é nossa somente nossa, temos a diretoria de clube pequeno,temos força,não é a diretoria somos nòs, estes que ai estão não tem compromi..o qualquer torcedor tem sim com empresarios e com os lucros, como vitrines, de valorização.
    fico feliz, por este Blogs e passei estes endereço para varios jovens que se diz botafoguenses e não sabe desta historia, sab da era garincha, como Fenix em preto e branco como gosto de chamar se tornou e esta ai té hoje,(me lembro que uma vez o Monte estava num canal de TV a cabo, e mandei uma pergunta para ele responder, o porque que na quela epoca e até hoje, nuca colocou sua logo(Giro- IBOPE) no botafogo,porque ele em sua gestão nuca fez uma homenagem, para queles que tiraram a estrela maior do Calvario,...!?,
    simp..esmente, ficou calado e disse que pensaria no caso pois na quela epoca como presidente era resolver a saude do clube....
    rsrsrsrsrsrsrs
    é isto que é Botafogo de hoje, !
    quero o Botafogo de 1989 lutando a tocida em campo reclamando, feliz com a vitoria triste com a derota mais ao mesmo tempo esperan....so pois aqueles que no campo la estavão,lutaram, e como lutaram,
    ja vi em 89 botafogo perder e se apla..dido de pe no maracana...
    hoje temos varios garotos em blogs com sus blogs..., que vive a reclamar, muitos não vão a campo....

    ResponderExcluir
  2. Amigo, a nossa intenção é resgatar justamente esta hitória de um grupo que fez a estrela solitária voltar a brilhar. Grande abraço e obrigado pela força.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 37 anos e vivi boa parte daquela época(dos 21 anos de jejum), aprendi amar o BOTAFOGO de verdade, quem ama não só critica mas se preocura com soluções. Não sou BOTAFOGO mais que ninguém, mas com certeza não sou menos BOTAFOGO que ninguém. Viver aquela época do BOTAFOGO dos anos 50 e 60 (Garrincha, Nilton Santos e cia...) não era tão díficil, essa época de 90 até hoje acredito que não seja tão díficil assim também.
    Minha geração não tinha tantos ídolos, não tinha estrutura, etc... cheguei a houvir de um colega de escola quando tinha aproximamdamente 12 ou 13, que se o BOTAFOGO acaba-se qual time torceria - imediatamente respondi a ele não sou covarde e nem traídor sou BOTAFOGO até o fim da minha VIDA aonde o BOTAFOGO estiver eu continuarei amando e torcendo pelo BOTAFOGO.
    Foi díficil muitas gozações, aos 15 anos vi o BOTAFOGO campeão pela 1º (oficialmente falando) - então digo tenho um filho de 10 anos que já viu o BOTAFOGO campeão, com "estádio", sede ... então digo torcedor do BOTAFOGO não pode aceita ou se conformar com tudo, mais acima das críticas está o AMOR PELO BOTAFOGO - TE AMO FOGÃO PARA SEMPRE.

    Campanha compre o Engenhão FOGÃO.

    ResponderExcluir