21 ANOS DEPOIS DA GRANDE CONQUISTA QUE NOS LIVROU DO JEJUM DE 21 ANOS, FOMOS NOVAMENTE CAMPEÕES DERROTANDO O FLAMENGO. AS COINCIDÊNCIAS COM O TÍTULO DE 89 NÃO PARAM POR AÍ, TANTO QUE, NA ÚLTIMA HORA NOSSO LIVRO GANHOU UM CAPÍTULO EXTRA QUE TRAÇA UM PARALELO ENTRE 1989 E 2010. TÁ "LOCO PRA LER"? FALTA POUCO...

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mauro Capitão Galvão

Com aquela calma, categoria e segurança que apresentava em campo, nosso eterno capitão, Mauro Galvão nos recebeu, para falar sobre o título de 89. Na entrevista, concedida no Hotel Excelsior, em Copacabana, onde Mauro estava concentrado junto com o Grêmio, falou sobre diversos assuntos: sua transferência para o Botafogo, em 88, a força defensiva daquela equipe e o espírito de equipe do grupo. Mauro também nos contou uma situação engraçada que aconteceu depois da final. Ele foi , junto com a família, comemorar em um restaurante em Ipanema. Quando chegou lá, estava cheio de torcedores do Botafogo. Foi a maior festa. "O problema é que eles queriam que eu subisse numa mesa e fizesse, um discurso...". O discurso não saiu, só um agradecimento à torcida, com direito a uma grande salva de palmas. Muito merecidas, por sinal.




quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Taí o que você queria...

O livro "21 depois de 21" vai contar com o auxílio luxuoso dos infogols de Edson Teramatsu. Ele faz aqueles belos infográficos que mostram como foram marcados os gols. E o desafio da vez é retratar todos os tentos alvinegros marcados na campanha de 1989.

Este infogol aqui foi feito para o livro "O artilheiro que não sorria", biografia do atacante Quarentinha. Quer conhecer um pouco mais do trabalho dele? É só clicar no link aí de baixo.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Luisinho: a sombra de Zico

Mais uma entrevista para o livro, desta vez com o meio-campo Luisinho, um dos poucos jogadores do grupo de 89 que vinha das divisões de base do clube. Luisinho entrou no infantil do Botafogo aos 13 anos. No primeiro jogo da final, não deixou Zico andar em campo e deu um nó no time do Flamengo. "E sem fazer uma falta sequer", se orgulha em dizer. Um fato curioso é que durante a entrevista, o atacante Bebeto, que estava do ouro lado naquela final, passou por nós e parou para cumprimentar Luisinho. Ele falou qual era o tema da entrevista, mas o ex-rubronegro não se interessou muito em dar sua contribuição... Por que será? rsss......


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ode a 89


Depois da conquista de 1989, a rádio globo lançou um LP (coisa da antiga) com os principais momentos da conquista. Neste disco foi gravado um texto de exaltação ao Botafogo e à torcida. Confira no vídeo abaixo.


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Primeiro passo para o título

Na reportagem do Globo Esporte do dia 13 de fevereiro de 1989, o registro daquele que seria o primeiro passo para a conquista do título estadual. No texto do ótimo repórter Marcos Uchoa, a desconfiança, até certo ponto lógica, sobre uma equipe com poucas mudanças em relação ao ano anterior. Mas, reparem no tom das entrevistas de Espinosa e Emil Pinheiro, ambos confiantes e traquilos. Um bom sinal...

domingo, 16 de agosto de 2009

Raízes de uma conquista

Vejam a reportagem da chegada de Paulinho Criciúma e MauroGalvão ao Botafogo, em 1988. No ano seguinte, os dois seriam fundamentais para o fim do jejum de títulos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A gloriosa campanha


Relembre como foi a campanha de 1989.


1º TURNO - TAÇA GUANABARA

12/Fev América 0-1 Botafogo
19/Fev Botafogo 3-0 Nova Cidade
26/Fev Botafogo 1-1 Flamengo
04/Mar Botafogo 1-1 Volta Redonda
12/Mar Botafogo 0-0 Vasco
20/Mar Olaria 1-3 Botafogo
02/Abr Botafogo 2-0 Americano
16/Abr Fluminense 0-0 Botafogo
22/Abr Bangu 0-2 Botafogo

2º TURNO - TAÇA RIO DE JANEIRO

30/Abr Nova Cidade 0-2 Botafogo
03/Mai Botafogo 1-0 América
07/Mai Flamengo 3-3 Botafogo
14/Mai Vasco 1-1 Botafogo
17/Mai Volta Redonda 1-2 Botafogo
21/Mai Botafogo 2-2 Fluminense
27/Mai Botafogo 2-0 Cabofriense
31/Mai Botafogo 2-1 Porto Alegre
04/Jun Americano 0-1 Botafogo
07/Jun Botafogo 1-0 Olaria
10/Jun Botafogo 0-0 Bangu

FINAIS *


Flamengo 0 x 0 Botafogo
Botafogo 1 x 0 Flamengo

*Por ter a melhor campanha, o Botafogo ganhou um ponto extra para as finais


CLASSIFICAÇÂO FINAL


1. Botafogo 36

2. Flamengo 35

3. Vasco 32

4. Fluminense 27

5. Americano 23

6. Porto Alegre 22

7. Bangu 20

8. Nova Cidade 16

9. América 15

10. Cabofriense 15

11. Volta Redonda 14 (rebaixado)

12. Olaria 9 (rebaixado)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Carlos Alberto Santos: o ponto de equilíbrio

Nesta quinta-feira, 6 de agosto, entrevistamos o meia Carlos Alberto Santos, um dos principais responsáveis pelo equilíbrio daquele time de 1989. Segundo ele, pode até haver outro dirigente que se equipare a Emil Pinheiro, mas que jamais haverá algum que o supere. Carlos Alberto contou como era a relação do grupo com Emil. Ele também contou porque, ao final da partida que garantiu o título, preferiu seguir para o vestiário, ao invés de comemorar com os demais companheiros no gramado.





segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A Taça: este doce objeto do desejo


Esta foto aí em cima, encontrei no site da ABI, junto a um artigo de José Rezende. Não a conhecia. Mostra bem a emoção de Paulinho Criciúma, Mazolinha e Mauro Galvão, além de um sorridente Waldir Luiz, o mais alvinegro dos repórteres de rádio. Em baixo, a foto tirada no dia da homenagem aos campeões, no Engenhão. Os autores do livro têm a honra de estarem nela.


domingo, 2 de agosto de 2009

Baú do Assaf

O programa Baú do Assaf, da TV Lance!, teve uma edição especial sobre o fim do nosso jejum de títulos. O flamenguista e grande pesquisador do futebol, Roberto Assaf, entrevistou o técnico Valdir Espinosa sobre a conquista de 89. O link é http://www.lancenet.com.br/multimidia/baudoassaf/


O "cor-de-rosa" da vitória


Em 1989, o Jornal dos Sports era o principal diário esportivo do Rio. Segundo o presidente da época, o flamenguista Luiz Augusto Veloso, o JS só não imprimiu mais jornais aquele dia porque não tinha papel suficiente. As kombis de distribuição nem conseguiam sair da antiga sede, na rua Tenente Possolo, na Lapa. Os exemplares iam sendo vendidos ali mesmo.